Lagoa da Prata é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, muito conhecido pela bela lagoa que possui. Recebeu esse nome, porque o primeiro coronel da cidade viu a imagem da lua refletida na lagoa, por isso se chama Lagoa da Prata. Antigo distrito criado em 1923 e subordinado ao município de Santo Antônio do Monte, foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 148 de 27 de dezembro de 1938.

O município de Lagoa da Prata está situado a 658 metros de altitude e apresenta como clima predominante o Tropical de Altitude. A temperatura média anual é de 21,8°C, sendo que no verão pode passar da casa dos 30°C e no inverno ir próximo a 10°C. A cidade está situada em uma das regiões de Minas Gerais que registra os maiores índices pluviométricos e possui duas estações do ano bem definidas: um verão chuvoso e quente entre os meses de outubro e março, e um inverno frio e seco entre maio e setembro. A precipitação média anual é de 1512mm.

A cobertura vegetal natural predominante é o Cerrado e suas variantes, porém hoje apenas pequenos remanescentes da vegetação natural encontram-se intactos, devido ao intenso desmatamento para cultivo de pastagens e atividades agrícolas como a cultura da cana-de-açúcar. Em parte do município encontram-se regiões de cerrado propriamente dito (gramíneas, arbustos e árvores esparsas com caules retorcidos e raízes longas), regiões de formação florestal conhecidas como Cerradão (principalmente em regiões mais férteis e de melhor oferta hídrica), campos limpos (com predomínio de gramíneas), matas ciliares (matas que acompanham os rios) e veredas (solos encharcados com ocorrência abundante de buritis (Mauritia flexuosa), muito comuns em Lagoa da Prata, como observado na própria Praia Municipal e no Parque dos Buritis).

Lagoa da Prata está localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, no Alto São Francisco, com área de 442 km², a 211 km de Belo Horizonte, capital do estado. Sua economia é baseada na agropecuária voltada principalmente para laticínios, usina de açúcar e hoje é também um polo de desenvolvimento de fábrica de bichos de pelúcia. Conta ainda com diversas empresas do segmento de duas rodas (distribuição de peças e acessórios para motos e bicicletas e uma empresa do setor farmacêutico.

O município é praticamente tomado nos arredores por plantações de cana-de-açúcar. Quando não estão plantadas em terreno próprio da Usina local (pertencente à família Luciano pereira e arrendada ao Grupo Francês Louis Dreyfus), estão plantadas em terrenos arrendados de antigos produtores rurais. Sua população estimada em 2010 era de 56.000 habitantes. Assim como a população mineira em geral, a população lagopratense é formada por uma grande diversidade de povos.

Na cidade estão instaladas três grandes indústrias que aquecem a economia local e empregam grande parte da população: Embaré Indústrias alimentícias; Usina de Àlcool e Açúcar e Pharlab Indústria farmacêutica. Além destas, o comércio é muito importante para economia local, especialmente o relacionado à indústria de bicicletas e motocicletas, já que conta com grandes distribuidoras do ramo, como a LM Motos, LM Bike, Athor Bike, Total Maxparts e Gominha Pneus.

A Usina de Lagoa da Prata não possui cana-de-açúcar plantada em terras próprias, a única fazenda pertencente a "LDC Bioenergia" é a "Fazenda Capoeira da Cana" onde se encontra o Parque Industrial. A cidade oferece atrativos turísticos naturais e de interesse ecológico, monumentos históricos e atividades eco turísticas praticadas na região.

Fonte: Wikipedia

Patrocinadores